Notícias

Pré-inauguração dos espaços Maker Space IoT

O mês de setembro será especial!

Todos estaremos presentes na pré-inauguração dos espaços maker IoT das escolas. Um trabalho colaborativo e incentivador de implantação conjunta entre escola e universidade com o apoio de Eletrobras Furnas.

Veja o cronograma:

Região Escola 08/set
5ªF
09/set
6ªF
16/set
6ªF
21/set
7ªF
29/set
5ªF
Ibiúna EE Lino Ruivo 12h
Campinas EE Alberto Nascimento
São Paulo Oeste EE Sólon Borges 15h
EE Virgília Rodrigues* 11h
São Paulo Sul EE CEU EMEF Jd. Eliana 12h30
EE Zenaide Godoi 10h
EE José Vieira 15h
Mogi das Cruzes EE Cid Boucault 13h
Etec Pres. Vargas 14h30
Guarulhos EE Frederico Brotero 18h
Etec Guarulhos 16h30
(*) escola convidada

Traz pra Roda – encontro de formação

No último dia 20 de agosto/22 realizamos nosso encontro presencial novamente no Inova USP.

Traz pra Roda porque cada escola compartilhou suas experiências com a implantação e implementação dos seus espaços Maker, estratégias de envolvimento e iniciativas de projetos com seus alunos. Veja o vídeo!

O encontro trouxe informações, contribuições, renovou as energias para a continuidade do programa e culminou com a visita a Central de Manufatura Avançada em IoT no prédio do CITI-USP.

O programa Maker Space IoT terá seu auge na Mostra dos projetos dos alunos. AGUARDEM!

Espaço Maker das escolas recebe material

Junho foi mês de visitação às 10 escolas das cinco cidades participantes do programa.

A entrega de materiais para a implantação do espaço maker nas escolas nos proporcionou maior aproximação com gestores, professores e alunos. À parte, as maravilhosas paisagens possibilitadas pelas viagens. Veja o vídeo!

Espaços definidos, materiais entregues – eletrônicos, ferramentas e computadores de baixo custo com a utilização da Labrador (https://caninosloucos.org/) agora é colocar para funcionar.

Vamos por a mão na massa e construir os projetos pensados e planejados pelos alunos.

Próxima visita em setembro.

Vamos acompanhar o desenvolvimento dos projetos à distância e presencialmente.

Encontro de formação com participação especial

No último dia 22 de junho aconteceu nosso 3º encontro virtual de formação “Computação Física: primeiros passos e Introdução à Internet das Coisas (IoT)”.

Assista nosso encontro aqui.

Neste encontro em especial contamos com a participação de Claudia Tenório, representante do nosso apoiador de projetos sociais Eletrobras Furnas. Ela declarou ser um projeto “promissor dentro do que buscam, ou seja, fomentar oportunidades aos mais vulneráveis e contribuir para que ingressem em um mercado diferenciado” e “o mais precioso são os próprios alunos idealizando e projetando soluções”.

E aguardem

As escolas se encontram na etapa de implementação do ambiente maker e, para tal, receberam neste mês os kits de eletrônica, ferramentas e computadores de baixo custo. Em breve compartilharemos.

Participação do projeto em evento Eletrobras Furnas

No dia 8 de junho/22 vários projetos de iniciativas sociais apoiados por Eletrobras Furnas foram apresentados no encontro ESG e o enfrentamento ao trabalho infantil, promovido pela empresa (Ver notícia).

Nosso programa Maker Space IoT para estudantes de escolas públicas paulistas foi muito bem recebido pelos participantes

Claudia Tenório, representante da Eletrobras Furnas, destacou a importância do projeto e compartilhou o vídeo institucional com os resultados do edital Furnas Social 2019, quando o LSITec desenvolveu sua Fase 1.

Abaixo momentos do encontro.