Equipe 2022

Roseli de Deus Lopes

Professora associada 3 do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP), tem graduação, mestrado, doutorado e livre-docência em Engenharia Elétrica pela EP-USP. É vice-coordenadora do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (Citi-USP), criado em 2011. Foi vice-diretora (2006 a 2008) e diretora (2008 a 2010) da Estação Ciência, Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. É pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da EP-USP desde 1988, onde é líder do Grupo de Pesquisa em Meios Eletrônicos Interativos (com foco em computação gráfica, processamento digital de imagens, técnicas e dispositivos de interação homem-computador, realidade virtual e realidade aumentada). Coordena projetos de pesquisa na área de Meios Eletrônicos Interativos, com ênfase em aplicações voltadas para educação e saúde. Coordena projetos de divulgação científica e projetos voltados à identificação e ao desenvolvimento de talentos em ciências e engenharia. Foi responsável pela concepção e pela viabilização da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), da qual é coordenadora geral desde 2003. Desde 2010, é coordenadora acadêmica do programa A USP e as profissões, da pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Fez parte do grupo de trabalho de assessoria técnica e pedagógica do Programa Um Computador por Aluno (UCA), promovido pelo Ministério da Educação (MEC). É responsável pela Secretaria Regional da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) no Estado de São Paulo (subárea I). Desde 2014, coordena os programas de PreIC, PIBIC e PIBITI, vinculados à pró-reitoria de Pesquisa da USP. Atuou no projeto Internet das Coisas para jovens do ensino médio – 2020 como Coordenadora Científica do projeto.

Irene Karaguilla Ficheman

Pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP), desde 2000. Graduada em matemática e ciência da computação pela Universidade de Tel-Aviv (1984), tem mestrado (2002) e doutorado (2008) em engenharia elétrica pela EP-USP. Trabalhou em Israel, Estados Unidos e no Brasil, tendo ampla experiência em pesquisa e desenvolvimento. Desde 2003, gerencia projetos de pesquisa em Meios Eletrônicos Interativos aplicados à educação e ao entretenimento, além de projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia assistiva. Foi responsável pelo desenvolvimento de instalações imersivas e interativas em centros e museus de ciências (Parque CienTec e Catavento Cultural e Educacional), em temas como astronomia e vida marinha; pelo desenvolvimento de portais educacionais para educação musical e para a iniciação científica; e pelo desenvolvimento de jogos para TV digital interativa. Trabalhou no desenvolvimento de um módulo de controle para cadeiras de rodas motorizadas e de jogos educativos para crianças com distrofia muscular de Duchenne. Foi responsável pela formação de professores no projeto Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação (MEC), em escolas do Estado de São Paulo. Atua em projetos de divulgação científica e voltados à identificação e ao desenvolvimento de talentos em ciências e engenharia. Participa da organização da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) desde 2003, como responsável pelos comitês de Revisão Científica e de Seleção e Avaliação. Deseja contribuir para a melhoria da qualidade da educação com pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras que despertem em crianças e jovens o gosto pelos estudos e o interesse pela ciência.Atuou no projeto Internet das Coisas para jovens do ensino médio – 2020 como gestora do projeto.

Valkiria Venancio

Pós doutoranda no IEA (USP), doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências pela Escola Politécnica da USP (USP), especialista em tecnologias interativas aplicadas à educação (PUC-SP) e licenciada em matemática e ciências. É pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) em projetos que envolvem formação de professores em tecnologias para educação e iniciação científica e tecnológica e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEm), da Faculdade de Educação da USP. É autora do livro Formação insubordinada de professores em TDIC e diversos artigos. Professora aposentada da rede municipal de ensino de São Paulo, atuou no projeto Internet das Coisas para jovens do ensino médio – 2020 como pesquisadora especialista em formação docente.

Elio Molisani Ferreira Santos

Licenciado em física pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre em ensino de física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorando em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP), sob orientação da professora Roseli de Deus Lopes. É professor do departamento de física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), cocriador do laboratório de pesquisa UFAMakers, articulador do núcleo da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa no Amazonas e integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física (GoPEF) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autor do livro Robótica, produzido para a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, de um capítulo do livro Educação 4.0 e de diversos artigos para publicações nacionais e internacionais. Participou de inúmeras conferências educacionais nacionais e internacionais. Atuou em diversas escolas das redes pública e privada, ministrando aulas de física e robótica, prestando serviços de assessoria e oferecendo cursos, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino básico e do ensino superior, na educação formal e informal. Atuou no projeto Internet das Coisas para jovens do ensino médio – 2020 como pesquisador especialista em ambientes maker na educação.

André Luiz Maciel Santana

Bacharel em engenharia mecânica, é mestre em computação aplicada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e doutorando em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP), sob orientação da professora Roseli de Deus Lopes. Atua como pesquisador e professor na Escola de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi. É pesquisador e líder de projetos no Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) em ações que envolvem a criação de espaços maker de internet das coisas em escolas públicas de São Paulo e no desenvolvimento de um hub de inovação para startups de educação. Fez pesquisas nas áreas de educação, saúde e empreendedorismo, tendo publicado títulos relacionados a cultura maker, aprendizagem criativa, ensino de engenharia, pensamento computacional e ciência de dados como instrumento de transformação e empoderamento. É integrante da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, palestrante e organizador da The Developer Conference, nas trilhas Inspire, TDC4Kids e Internet das Coisas. Faz parte da equipe técnica da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), é Creative Learning Fellow do Media Lab (MIT) e revisor da revista científica Transactions on Learning Technologies, editada pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Atuou no projeto Internet das Coisas para jovens do ensino médio – 2020 como pesquisador especialista em PPBL.

Andréia Lunkes Conrado

Doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2019 e 2005) com graduação em Licenciatura em Matemática pela mesma instituição (2000). Tem experiência na Educação Básica como professora de Matemática no Ensino Fundamental e Médio, e na Educação Superior em cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática desde 2005. Atualmente, é assessora de Matemática na Escola N. Sra. das Graças (Gracinha) e colabora com pesquisas desenvolvidas por ONGs e institutos de pesquisa, relacionadas à formação docente e à produção de indicadores educacionais. Foi pesquisadora em avaliações educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por concurso público, no período 2008-2013. Em seus estudos, dedica-se às áreas de Educação Matemática, Políticas Curriculares e Avaliação Educacional, com ênfase nas metodologias do ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Pesquisas Brasileiras, Avaliação Educacional em Larga Escala em Matemática, Políticas Curriculares, Práticas Sociais de Numeramento, Diversidade-Diferença e Currículo de Matemática. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática (GEPEm) da Faculdade de Educação da USP e a Rede Internacional de Etnomatemática (RedInet).

Nathan Rabinovitch

Formado em licenciatura em física pela Universidade de São Paulo. Depois de atuar como professor de Ensino Fundamental 2, se especializou no desenvolvimento de materiais e currículos educacionais que integrem tecnologia, artes e criatividade. Paralelamente, possui uma startup de Edtech, desenvolve projetos cenográficos com design interativo, trabalha com fabricação digital e é pesquisador no LSI-tec da POLI-USP. Atuou no projeto Internet das Coisas para jovens do ensino médio – 2020 como formador docente.

Fabiana Cunha

Doutoranda do PPGH/DG/FFLCH/USP, Mestre e Geógrafa formada na mesma instituição. Professora e Pesquisadora em diversas áreas do conhecimento como: Patrimônio Cultural e Natural, Amazônia, Geografia Econômica, Geografia Urbana, Planejamento Territorial, Geografia da Saúde e da Beleza, Geografia da Educação, Práticas Didáticas em Ensino, Educação Ambiental. Membro do Grupo de pesquisa “O Espaço Geográfico na Teoria Social Crítica” do CNPq/USP e Pesquisadora integrante voluntária do NEF/PUC-SP. Leciona enquanto Tutora Docente na Formação de Professores no Brasil desde 2010. Trabalha com didáticas educacionais a partir de Jogos Cooperativos, Danças Circulares e a Carta da Terra para o despertar do cuidado à Natureza e à Vida.

Rodrigo de Lima Azeredo

Tenho 22 anos e sou de uma pequena cidade do interior da Bahia chamada Condeúba, local onde estudei a maior parte de minha vida em escolas públicas. Durante o ensino médio fui contemplado com uma bolsa integral em uma cidade vizinha, Vitória da Conquista. Nesta nova escola tive a oportunidade de participar de feiras de ciência, competições de robótica e iniciação científica. Graças a esse forte incentivo, apresentei projetos em diferentes estados, como em Recife na 14ª Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (FENECIT), em São Paulo, na 17º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e em Salvador, onde o projeto ganhou o terceiro lugar na categoria Campus Future, no Campus Party Bahia2. Ao final do ensino médio e graças aos conhecimentos adquiridos, já estava decidido que queria cursar engenharia. Atualmente moro em São Paulo e estou no terceiro semestre da graduação no Insper, cursando Engenharia Mecatrônica com bolsa de estudos integral contemplada para mim pela instituição.