Notícias

Nosso Seminário foi um sucesso!!!

No dia 19 de agosto/23 realizamos o Seminário “Construir juntos o cotidiano tecnológico na escola”.

Nos espaços do STEAM Lab e auditório do Inova.USP – Centro de inovação da USP contamos com a participação de mais de 90 pessoas dentre professores, alunos, pais e especialistas.

A programação foi ativa com painel de alunos, oficina desafio, exposição de projetos, roda de conversa e, como não poderia faltar, a abertura com a Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes.

Webinar Maker Space IoT

O Programa Maker Space IoT realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSITec) em parceria com a Eletrobras Furnas e com o apoio da Escola Politécnica da USP, desde 2020 incentiva a criação e implementação de espaços mão na massa em escolas públicas, oferece formação de professores para uso do espaço e divulga as práticas em cadernos disponibilizados gratuitamente.

Os cadernos trazem o passo a passo para implantação de um espaço maker escolar de baixo custo, explicita o conceito da Internet das coisas e, juntamente com o guia possibilita as primeiras projeções, orienta o percurso para desenvolvimento de projetos partindo de problemas reais e, em seu último volume, criado em 2022, traz exemplos de atividades inspiradoras desenvolvidas pelos alunos das 16 escolas envolvidas no programa.

O WEBINAR MAKER SPACE IoT, traz duas conversas com especialistas sobre o trabalho dos professores e alunos no espaço mão na massa das escolas, que objetivam divulgar os materiais criados no programa.

Os encontros acontecerão nos próximos dias 02 e 09 de agosto das 17h às 18h.

DataDia 02/08Dia 09/08
TemaEspaço maker e a Internet das coisasAções de aprendizagem por problemas e projetos
PalestrantesIrene Ficheman e Elio MolisaniValkiria Venancio e André Santana
MediaçãoRoseli de Deus Lopes e Valkiria VenancioRoseli de Deus Lopes
Localhttps://www.youtube.com/live/Zf1828E95xg?feature=sharehttps://youtube.com/live/ow3oPjDMcUo?feature=share

PARTICIPE! É GRATUITO

Oportunidade para aprender a EMPREENDER

Após uma visita técnica virtual da Eletrobras Furnas a uma das escolas participantes do programa percebeu-se a necessidade de ampliação do olhar e conhecimento sobre empreendedorismo para que os projetos desenvolvidos avançassem quem sabe comercialmente.

Assim, uma parceria entre Eletrobras Furnas, LSITec e PUC-RJ oportunizou a formação on lineEmpreendedorismo para jovens com conhecimento em Internet das coisas”.

Em maio de 2023 aconteceu o lançamento e apresentação do curso pelos responsáveis do Instituto Gênesis PUC-Rio. Se inscreveram 32 cursistas entre professores e alunos.

A Mostra Virtual Maker Space IoT carregada de inspirações

Em outubro de 2022 a Mostra Virtual Maker Space IoT trouxe um grande número de projetos, que incentivaram alunos e professores a iniciarem 2023 com diferentes expectativas de continuidade do programa.

Demostrou a possibilidade real de trabalhos multidisciplinares desenvolverem diversas habilidades e promoverem reflexões sobre a realidade local da comunidade do entorno das escolas.  Inspire-se com os projetos no vídeo resumo da Mostra.


Os projetos apresentados, desenvolvidos com o pontapé inicial do nosso Guia*, contribuíram com a seleção dos materiais para a criação do quarto volume da nossa coletânea – “Ambiente Maker escolar em ação”*. Esse volume convida os professores e gestores a ingressarem na Rede Maker Space IoT e juntos enfrentarmos o desafio do percurso do ensinar-aprender-ensinar, além de refletirmos sobre que aprendizagens queremos que nossos alunos e alunas desenvolvam para suas vidas?

*Disponíveis gratuitamente em https://febrace.org.br/acervo/outros/colecao-maker-space-iot/

Venha conosco!

Mostra Virtual de Projetos Maker Space IoT é contemplada com credencial para a FEBRACE

A maior feira de ciências para estudantes da educação básica do Brasil, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE contempla uma credencial à Mostra Virtual de Projetos Maker Space IoT.

Os projetos apresentados na Mostra foram observados pelos mediadores das salas (vide notícia anterior) segundo critérios pré-estabelecidos pela própria FEBRACE. São eles: número de alunos por grupo, metodologia científica, apresentação de resultados, criatividade, oralidade e impacto.

O projeto contemplado foi Fechadura automática em algumas portas da escola apresentado pelo aluno José Diogo Caetano Diniz, orientado pelos professores Daniela Camargo Fernandes e Ednilson Martins da Silva da EE José Vieira de Moraes de São Paulo. A intenção do Diogo, abaixo apresentando seu projeto,  é controlar o acesso a alguns ambientes da escola – laboratórios, espaço maker. A fechadura é controlada por meio de QRCode ou senha gerada no momento do agendamento. Vamos acompanhar a FEBRACE e torcer pelo nosso projeto.

1 2 4